Medicina e Segurança no Trabalho

A LEGISLAÇÃO DETERMINA A EXISTÊNCIA DE TRÊS TIPOS DE EXAMES:



Antes do início da prestação de trabalho ou, quando a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes ao início de funções



A serem realizados anualmente a todos os trabalhadores com menos de 18 anos e mais de 50 e de dois em dois anos, aos restantes trabalhadores



Sempre que haja alterações substanciais nos componentes materiais do trabalho que possam ter repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente.
 

A metodologia utilizada na avaliação de riscos nos locais de trabalho tem por base a aplicação do Método de Avaliação Simplificado desenvolvido pelo INSHT – Instituto Nacional de Seguridad e Higiene  en el Trabajo.

Com base nas não conformidades detectadas nos locais de trabalho  a Equipa de Técnicos Qualificados da MedialCare procede à avaliação dos factores de risco associados de modo a estabelecer prioridades de intervenção.

 Plano de Emergência é o conjunto de instruções e procedimentos devidamente organizados, que coordenam os meios humanos e materiais disponíveis, de modo a minimizar os efeitos que possam ocorrer numa situação de emergência, devendo ser testado através de exercícios de simulacro.

As plantas de emergência são um instrumento fundamental na organização da emergência de uma empresa, permitindo aos trabalhadores e visitantes o conhecimento da estrutura do edifício, de caminhos de evacuação e ainda da localização dos equipamentos de alarme e de extinção de incêndio existentes nas instalações.

A execução de plantas de emergência surge como corolário lógico do Plano de Emergência ou como parte de um Plano de Sinalização, visto as plantas funcionarem em simultâneo como sinalética de segurança e emergência especial e como instrumento fundamental de um plano de emergência.



A Avaliação da Iluminância no Interior de Edifícios tem por  objectivo a realização de um estudo que permita identificar  situações de risco para a saúde dos trabalhadores, de forma  a criar condições de permanência que não afectem a saúde e que sejam confortáveis do ponto de vista do ambiente de trabalho



De acordo com o Decreto Lei n.º 182/2006 de 6 de Setembro, a avaliação da exposição pessoal diária ao ruído visa verificar os níveis de exposição dos colaboradores ao ruído no trabalho verificando se os valores obtidos cumprem os requisitos legais nesta matéria.



Os locais de trabalho devem oferecer boas condições de temperatura e humidade de modo a proporcionar o bem - estar e defender a saúde dos trabalhadores, para tal a MedialCare dispõe dos meios necessários para realizar a avaliação de ambiente térmico de acordo com as disposições legais em vigor.



A Qualidade do Ar Interior de Edifícios deve, ser avaliada periodicamente, com o objectivo de garantir níveis mínimos de qualidade. A MedialCare realiza avaliações às condições da Qualidade do Ar Interior, ajustando o tipo de serviço às necessidades de cada cliente.



A MedialCare disponibiliza aos seus Clientes um serviço de apoio Técnico e consultoria de elevada qualidade por forma a dar resposta às suas necessidades em fase de projecto ou por outro lado em processos de certificação em sistemas de Gestão da Segurança (OHSAS 18001:1999 / NP 4397:2001).

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