Dar é essencial para a vida
21/03/2013

A Medialcare cujo objetivo é promover a saúde e o Bem Estar aliou-se ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) no âmbito do Dia Nacional do Dador de Sangue, para sensibilizar os seus colaboradores, clientes e parceiros na questão da dádiva de sangue. É um gesto simples, sem custos e que pode salvar vidas.

Dar sangue é essencial para a vida! É um gesto simples e nobre que salva vidas. Pode pensar que não lhe a cabe a si dar sangue, mas nunca se sabe quando será a próxima pessoa a precisar. Para simplificar ainda mais a sua decisão o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) está sempre por perto para o ajudar a ser solidário e possibilitar-lhe a emoção de ser dador de sangue. Sabemos que sem a atitude benévola dos dadores de sangue muitas seriam as vidas que perderiam a esperança. Por isso, temos hoje uma rede alargada de locais onde pode dar sangue. E é com a ajuda de todos estes meios, principalmente daqueles que vão ao encontro da comunidade (sessões móveis de colheita e unidades móveis,) que o IPST procura, cada dia, em cada ano que passa, dotar os hospitais das unidades de sangue necessárias.

No dia 27 de Março comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue sob o lema “Ser Solidário é Saudável”. As comemorações oficiais terão lugar no Centro Cultural de Belém com a presença de várias individualidades bem como Associações e Grupos de Dadores de Sangue. Neste dia pretendemos centrarmo-nos no essencial para a vida dando relevo ao dador de sangue e ao seu papel na manutenção deste bem precioso, que é o sangue, cuja terapêutica se torna indispensável, no tratamento dos doentes. Celebrando a solidariedade, o IPST convidou outras entidades cuja missão tem fundamentos na solidariedade e no altruísmo, a unir-se à nossa causa. Para além desta iniciativa, o IPST vai marcar o dia com a presença de uma unidade móvel no local, para dádivas de sangue e a sua abertura será marcado com um lançamento de 1200 balões vermelhos representativos das necessidades diárias em sangue no nosso país. Neste evento, também contaremos com uma visita de alunos dos 1º e 2ºs ciclos à unidade de colheita presente no local.

O mês de Março é marcado por várias colheitas ao longo do país (www.darsangue.pt) nomeadamente em faculdades e universidades procurando continuar a trabalhar para o despertar de uma consciência social e de cidadania nos jovens bem como promover a dádiva.

Ao longo da última década o IPST tem privilegiado, de um modo regular e com solicitações crescentes, as atividades desenvolvidas junto dos jovens em idade escolar e dos jovens universitários com o objetivo de os sensibilizar e motivar para a dádiva de sangue numa perspetiva de promoção da saúde e educação para a cidadania. Um forte indicador desta promoção reside na diminuição da idade média do dador de sangue que traduz uma forte adesão da população jovem à dádiva nestes anos. Razão para se encontrarem motivos de interesse em atividades e trabalhos como estes, que refletem um modo de interação com a escola, num âmbito duplamente ambicioso: a conquista de novos e jovens dadores, informados e despertados também deste modo, para uma assunção de responsabilidades como cidadãos solidários e participativos.

A dádiva de sangue e de medula óssea é anónima, benévola e voluntária. Todas as pessoas, homens e mulheres entre os 18 (quando se adquire responsabilidade perante a lei) e os 60 anos (caso seja a primeira vez), ou 65 (se for dador), e mais de 50kg podem dar sangue. Cada ser humano tem cerca de cinco a seis litros de sangue, mas esse valor depende do índice de massa corporal (IMC) e do sexo de cada um. Por essa razão, e porque os homens têm mais medula óssea, o que significa que têm mais sangue do que as mulheres, podem dar sangue quatro vezes por ano, enquanto que as mulheres só o podem fazer três vezes.
Por outro lado, para se inscrever para ser candidato a dador de medula óssea terá de ter idade compreendida entre 18 e 45 anos e este registo só se efetua uma vez na vida, podendo no entanto a dádiva efetiva concretizar-se realizando-se até aos 55 anos.

Encontrar um dador de medula compatível para um determinado doente que necessita de um transplante, é uma tarefa difícil dado sermos geneticamente diferentes. Por esta razão, o nosso registo Português de Dadores de Medula Óssea – CEDACE está integrado numa base de dados internacional contendo registos de outros países, permitindo aos nossos doentes o acesso a medula óssea de dadores provenientes de Portugal ou de outros países assim como a sua doação também pode ser efetuada para qualquer doente português ou no estrangeiro que necessite de um transplante de medula óssea. Todos somos essenciais à vida!

A promoção da dádiva assume um papel primordial no seio da comunidade pois passa essencialmente por educar para o respeito e o compromisso com a saúde e esta insere-se nos objetivos mais abrangentes da Educação para a Saúde ao promover os comportamentos e estilos de vida saudáveis imprescindíveis a todos e a quem dá sangue, bem como sensibilizar para a participação informada e a responsabilidade individual.

Face a estes objetivos comuns importa pois educar a população em geral, mas particularmente os jovens e os profissionais de educação para uma cidadania saudável e participativa.

Fonte: Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) http://ipsangue.org/ipsangue2011/index.php 

Dra. Lillian Barros - Sum...

«Como nutricionista, trabalho há anos com os chamados ...

03-07-2014
Promoção de um ambiente d...

Com este objetivo a Medialcare iniciou no passado mês de Abri...

29-05-2014
Indíce de satisfação 2013

A MedialCare – Saúde, Prevenção e Bem Es...

25-02-2014
Dia 31 de maio – Dia Mund...

Todos os anos, no dia 31 de maio, a Organização Mundi...

24-05-2013
28 de Abril - Dia Mundial...

Desde 1996 que o dia 28 de Abril é comemorado em todo o mund...

17-04-2013
Índice de Satisfação 2012
A MedialCare – Saúde, Prevenção e Bem ...
28-02-2013
12 desejos saudáveis e ec...

Agora que já começa a passar a azáfama do in&i...

28-01-2013
A Medialcare deseja a to...

Com mais um fim de ano a chegar, é hora de agradecer, a todo...

17-12-2012
Medidas de Autoprotecção

O que são as Medidas de Autoprotecção?...

22-10-2012
Psicologia do Tráfego

Actualmente é imposto por legislação a Avalia&...

29-03-2012
Segurança no Trabalho – F...

 A Segurança no Trabalho assume, hoje mais que nunca um...

23-02-2012
Medicina Estética

Desde os mais remotos tempos que o Homem tem tido enormes cuidados ...

25-01-2012
Porquê realizar a Consult...

Viajar em tempo de globalização não é s...

13-12-2011
Doenças Reumáticas

Os termos “Reumatismo” e “

17-11-2011
E depois do Verão? Eis a...

Na consulta de nutriç&a...

28-09-2011
Prevenir para viver

A diferença entre te...

26-08-2011
Nutrição

Relativamente ao ganho de peso: Acumula “gordurinhas” q...

19-07-2011
Com todos os direitos reservados da MedialCare - © 2011