Psicologia do Tráfego
29/03/2012

Actualmente é imposto por legislação a Avaliação Psicológica a condutores e torna-se, em meu entender, pertinente este assunto para esclarecimento de algumas dúvidas que me são colocadas por condutores aquando da sua Avaliação Psicológica para obtenção ou renovação da sua carta de condução.

 

A Psicologia do Tráfego permite estudar o comportamento e os processos mentais dos condutores, bem como toda a sua envolvência na condução. Ela procura entender o comportamento pela observação e experimentação e ajudar na formação de comportamentos mais seguros e condizentes com o exercício de uma perfeita cidadania. Tal como em qualquer avaliação psicológica, esta deve ser rigorosa e seguir vários parâmetros, o que neste caso concreto permite efectuar uma avaliação a nível cognitivo e de personalidade, mas também avaliar parâmetros físicos como por exemplo acuidade visual, auditiva e destreza manual.

 

Assim, por Decreto-Lei, o examinando deverá efectuar um conjunto de provas psicológicas, através de instrumentos devidamente validados para a população portuguesa para se poder perceber o funcionamento psicofísico do condutor, bem como o seu funcionamento interno.

 

Uma das funcionalidades destas provas é poder avaliar a capacidade de memória do condutor, pois são vastas as idades para poderem realizar estas provas. As perturbações de memória podem ser indicadores sensíveis de disfunções cerebrais e constituem no sintoma mais frequentemente referido após lesão cerebral. A capacidade de reconhecimento é também válida como indicador de envelhecimento patológico. A nível motor é possível avaliar a motricidade fina de cada um dos indivíduos sujeitos a avaliação psicológica como por exemplo tremores, velocidade de mãos, coordenação motora, coordenação bimanual entre outros factores.

 

Uma das características motivacionais do ser humano é a necessidade de se sentir em segurança. O conceito de comportamento seguro implica uma norma observada em comum acordo entre os usuários, que maximiza os benefícios do trânsito, minimizando os riscos para a população em geral. Este comportamento de segurança está directamente relacionado com velocidade, distância, e mais amplamente com emoções, pensamentos, organizações perceptivas, processamento de informação ou, em linguagem de prevenção, a comportamentos de baixo ou alto risco.

 

Após análise da performance das provas, o que inclui a aplicação de provas de personalidade, e conjuntamente com uma entrevista clínica, é fornecido um perfil individual do condutor e assim considerado apto ou inapto para a condução automóvel em termos psicológicos. Com esta avaliação pretende-se diminuir os acidentes rodoviários bem como sensibilizar para uma condução mais segura.

Dra. Lillian Barros - Sum...

«Como nutricionista, trabalho há anos com os chamados ...

03-07-2014
Promoção de um ambiente d...

Com este objetivo a Medialcare iniciou no passado mês de Abri...

29-05-2014
Indíce de satisfação 2013

A MedialCare – Saúde, Prevenção e Bem Es...

25-02-2014
Dia 31 de maio – Dia Mund...

Todos os anos, no dia 31 de maio, a Organização Mundi...

24-05-2013
28 de Abril - Dia Mundial...

Desde 1996 que o dia 28 de Abril é comemorado em todo o mund...

17-04-2013
Dar é essencial para a vi...

A Medialcare cujo objetivo é promover a saúde e o Bem...

21-03-2013
Índice de Satisfação 2012
A MedialCare – Saúde, Prevenção e Bem ...
28-02-2013
12 desejos saudáveis e ec...

Agora que já começa a passar a azáfama do in&i...

28-01-2013
A Medialcare deseja a to...

Com mais um fim de ano a chegar, é hora de agradecer, a todo...

17-12-2012
Medidas de Autoprotecção

O que são as Medidas de Autoprotecção?...

22-10-2012
Segurança no Trabalho – F...

 A Segurança no Trabalho assume, hoje mais que nunca um...

23-02-2012
Medicina Estética

Desde os mais remotos tempos que o Homem tem tido enormes cuidados ...

25-01-2012
Porquê realizar a Consult...

Viajar em tempo de globalização não é s...

13-12-2011
Doenças Reumáticas

Os termos “Reumatismo” e “

17-11-2011
E depois do Verão? Eis a...

Na consulta de nutriç&a...

28-09-2011
Prevenir para viver

A diferença entre te...

26-08-2011
Nutrição

Relativamente ao ganho de peso: Acumula “gordurinhas” q...

19-07-2011
Com todos os direitos reservados da MedialCare - © 2011