A Segurança no Trabalho assume, hoje mais que nunca um papel fundamental na competitividade das Empresas. A aposta num ambiente de trabalho saudável e seguro constitui um factor determinante para o sucesso de uma Organização.
A aposta na Segurança do Trabalho visa eliminar os acidentes de trabalho, tendo um especial enfoque na eliminação e ou controlo das condições que constituem riscos para os trabalhadores, na sensibilização e formação, apontando para comportamentos seguros no local de trabalho.
A prevenção dos riscos, integrada na produção, organização do trabalho e na definição/criação das condições de trabalho, deve adoptar os seguintes princípios:
- Eliminar os perigos;
- Avaliar os riscos não eliminados;
- Combater os riscos na origem;
- Adaptar o trabalho ao homem;
- Atender ao estado de evolução da técnica;
- Substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso;
- Integrar a prevenção num todo coerente, abrangendo a produção, a organização, as condições de trabalho e as relações sociais da empresa;
- Dar prioridade à protecção colectiva em relação à protecção individual;
- Informar e formar.
A adopção de medidas preventivas permitirá reduzir a probabilidade de um determinado evento resultar num acidente de trabalho.
A não observância destes princípios poderá resultar em acidentes de trabalho, acidentes esses que se traduzem em custos directos e indirectos para a Organização.
- custos directos, que abrangem o salário, indemnizações, custos com assistência médica.
- custos indirectos, que englobam o tempo perdido pelo acidentado e pelos colegas, o tempo perdido na investigação do acidente, o tempo necessário à selecção e formação de um substituto, perdas de produção, reparação de produtos e equipamentos, etc.
Segundo dados disponíveis, nos últimos dez anos houve uma diminuição clara nos acidentes mortais em Portugal, passando dos 320 em 2001 para os 130 em 2010.
Esta redução significativa de acidentes de trabalho poderá estar associada à maior consciencialização das Entidades Patronais, ao trabalho desenvolvido pelas Autoridades e pelos Técnicos de Segurança. Em suma poder-se-á considerar que as Empresas tem vindo a implementar progressivamente aquilo a que se chama de uma “Cultura de Segurança”.
Verifica-se que todos os anos morrem na União Europeia 142 mil pessoas em consequência de doenças profissionais e outras 8900 em virtude de acidentes de trabalho.
Os custos resultantes dos acidentes de trabalho irão condicionar a competitividade da Empresa e a capacidade de resposta num mercado cada vez mais globalizado.
A Medialcare disponibiliza uma vasta diversidade de serviços no âmbito da Segurança do Trabalho prontos a satisfazerem as necessidades da sua Empresa:
- Auditorias e Avaliações de Riscos de Segurança no Trabalho;
- Avaliação das condições de Iluminação dos locais de Trabalho;
- Avaliação da Exposição Pessoal Diária ao Ruído;
- Avaliação do Ambiente Térmico (Conforto Térmico e Stress Térmico);
- Avaliação da Qualidade do Ar Interior em Edifícios;
- Elaboração de Planos de Prevenção, Planos de Emergência e Exercícios de Treino, (Simulacros);
- Formação especifica na área da Segurança do Trabalho;
- Apoio Técnico e Consultoria;
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